Paradigma da Objetificação - da origem dos impérios ao método científico, do método científico às repúblicas representativas

Paradigma da Objetificação - da origem dos impérios ao método científico, do método científico às repúblicas representativas.
Jakeline De Souza Contato souzajakelinede@gmail.com


Em resumo do segundo capítulo do livro de minha autoria DEMOCRACIA DIRETA NO BRASIL DO SÉCULO XXI, em fase de elaboração:
A objetificação, Paradigma da Objetificação, tem determinado a vida humana nessa Economia da Escravização dos Povos, economia milenar que surge com a origem dos impérios, e sob a qual ainda vivemos.
Na Ciência esse paradigma está expresso na estrutura do método científico, especificamente na relação sujeito/objeto. Sobre isso que trata a etnografia/tese acessível pelo link em anexo abaixo, uma etnografia das relações sociais em pesquisa.
Na etnografia, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, coloco em evidência a naturalização das categorias, sujeito/objeto no método científico, enquanto categorias para a produção de conhecimento, ao identificá-las e analisá-las como categorias definidoras de relações econômicas e políticas em pesquisa.
Aqui apresento como estas relações metodológicas são determinadas pelo Paradigma da Objetificação. Neste sentido, estou dizendo que vivemos, desde a origem dos impérios, sob esse paradigma e que o método científico é mais uma expressão da vida humana sob o milenar Paradigma da Objetificação. Ou seja, a relação sujeito/objeto do conhecimento no método científico revela, em si, a estrutura de um jogo econômico-político de escravização dos povos que, da origem dos impérios ao sistema de "representação política", têm na objetificação a definição de seu paradigma. Link para acessar minha etnografia de doutoramento em antropologia - https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95195
"(...) rui o muro entre sujeito e objeto do conhecimento como relação social assimétrica historicamente enraizada; e do campo etnográfico emerge uma proposta para as relações produtoras de conhecimento em antropologia. Objetivamente falando, os nativos exigem a mudança nas regras do jogo antropológico." De Souza, 2011.

Abaixo o vídeo apresentado na defesa da tese citada, em 29 de junho de 2011.


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