MARCHA XINGU

MARCHAR contra a execução do projeto de usina





A MARCHA

a Marcha Xingu - contra o projeto de usina "belo monte" - é o deslocamento a pé, sobre rodas e sobre balsa e/ou barco, de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul na região Sul, à Altamira, estado do Pará na região Norte do Brasil, com o objetivo de ultrapassar fronteiras entre regiões, estados e cidades brasileiras.
A marcha acontece inicialmente a partir dos acampamentos por Democracia Direta realizados em diversas cidades brasileiras, o que configurou o movimento #Ocupa Brasil que reúne cidadãs e cidadãos brasileiras/os e tem por proposta política fundamental o exercício da Democracia Horizontal, a partir da qual a auto representação faz valer o mesmo direito de decisão para todas/os as/os cidadãs/os sobre a administração e legislação de suas cidades, estados, países, continentes e mundo, e se estabelece a partir de relações de poder equitativo, equivalente, simétrico, entre cidadãs/os. Neste sentido, a marcha tem como enraizamento de suas propostas políticas específicas, a Prioridade dos Povos Tradicionais à Terra.


DEMOCRACIA DIRETA




o movimento por Democracia Direta no Brasil tem suas origens no Movimento Internacional pela Descentralização dos Poderes Econômicos e Políticos no Mundo que surge como resposta à atual crise financeira mundial e ganha expressiva projeção em 15 de maio em Barcelona na Espanha, quando acontece a ocupação da Praça da Cataluña por cidadãs/os que se definem como Indignadxs com os resultados da inferência dos sistemas econômicos e políticos mundiais sobre suas vidas.
A indignação com a economia e a política na "Espanha", em "sua relação com o Mundo", aumenta quando a polícia espanhola é usada como instrumento de coerção contra a manifestação do Povo Espanhol. Dizem xs Indignadxs:

                                "Hoy, 27 de mayo de 2011, día en que entregamos a imprenta este libro, se está produciendo el desalojo brutal y desproporcionado por parte de los Mossos de Escuadra de los acampados en la Plaza de Cataluña de Barcelona. 'Después de la llegada de los Mossos a la zona de los acampados, los manifestantes se han sentado pacíficamente en el centro de la plaza, en signo d oposición a la movilidade. Los casi 400 indignados que allí se encontrabam han levantado las manos en signo de protesta pacífica, pero poco después el ambiente de tranquilidad ha cambiado por completo'. (EL PUBLICO)". [Toma La Calle 15.05.11: Indignados 15M, I.S.B.N 978-84-8352-399-5, 2011: 02].

Desde a ocupação da Praça da Cataluña, Indignadxs passam a ocupar em Acampadas, #Ocuppy, #Ocupa, praças e ruas do mundo, realizando Marchas que atravessam fronteiras políticas em dimensões continentais, o que participa da decisão de marcharmos pela Vitória do Xingu Vivo enquanto mais uma estratégia para a emergência da Consciência do Poder do Povo no Brasil e no Mundo.
A proposta por Democracia Direta, Democracia Real conforme apresentada na Espanha em oposição à falsa democracia representativa, conquista espaço também nas redes online. É o boicote dos meios de comunicação de massa no Brasil contra o movimento espanhol que chama a atenção de internautas para as informações boicotadas, a partir do que o movimento cresce de modo expressivo e nos meses seguintes proporciona a intensa difusão da informação nas redes online sobre o 15.O. Esse é o mesmo momento em que o processo de descentralização do poder sobre a comunicação no Brasil e no Mundo já se encontra estabelecido através das conexões entre pessoas de diferentes lugares até onde a rede alcança. O 15.O acontece em quinze de outubro e os #Ocupa, acampamentos organizados por Indignadxs do Mundo, em 950 cidades do planeta.
No Continente Americano o movimento ganha a expressiva presença do #Ocuppy Wall Street, ocupação que contou com a participação massiva da população e resultou na maior expressão do movimento internacional até o momento.
Durante o chamado 15.O são também realizadas na Europa marchas que ultrapassam fronteiras entre cidades e países europeus: podemos dizer, em termos político-internauta, que esta fonte é conectada diretamente.


MUNDO: DIVERSIDADES E ESPECIFICIDADES

em diferentes continentes, países e cidades, o movimento pela Descentralização dos Poderes Econômicos e Políticos no Mundo ganha características próprias, passa a assumir os interesses e necessidades emergentes do Povo de Cada lugar, enraizando-se localmente em diálogo com a proposta por Descentralização dos Poderes Econômicos e Políticos no Mundo. Mas, existem interesses e necessidade locais que tem o poder de repercutir imediatamente em todo o Mundo. Este é o caso do apoio para a Vitória dos Povos da Bacia Hidrográfica do Xingu.


BRASIL: EIXOS CENTRAIS E DIVERSIDADES

No Brasil o cenário é propício a inúmeras manifestações sociais simultâneas como reação aos baixos índices de qualidade de vida, às ações de violência contra a população civil e à corrupção patológica que desmoraliza a administração pública do país, buscamos ancorar nossas ações a partir da compreensão das origens desses contextos, assim como, do estudo de estratégias capazes de vitalizar a consciência do poder do Povo Brasileiro diante dos fatos. Em outras palavras: nós, o Povo Brasileiro, temos mais motivos do que é suportável para exigirmos mudança na estrutura econômica e política do país, e a “tímida” reação aos desmandos que prejudicam o Povo nos faz refletir sobre as especificidades contextuais que impõem uma "apatia política", ou “apolítica”, do Povo Brasileiro diante da possibilidade de mudarmos Nossa História.
Ponderamos, então, sobre as marcas do medo que torturas, assassinatos, ameaças e todo tipo de coerções, deixaram visíveis durante a ditadura militar, o que calou a voz do povo que já não reclamava seus direitos como estratégia para preservar sua integridade física. É durante este período, mais especificamente na década de 1970, que é esboçada a malfadada ideia do projeto de usina contra o qual nos colocamos.
Para enfatizar a importância de ultrapassarmos as marcas da coerção física exercida contra o Povo Brasileiro, lembramos que ainda existem casos em que reivindicar direitos significa a perda da própria vida. Neste sentido, pedimos o apoio e a proteção do Povo Brasileiro por onde estivermos passando e relativizamos o julgamento sobre as poucas manifestações públicas por parte do Povo Brasileiro em favor dos povos que vivem na Bacia Hidrográfica do Xingu, na Floresta Amazônia, diante das diversas falácias que estruturam o projeto de usina e da importância da preservação do espaço social e ambiental Xinguano para a política e economia nacional e internacional, o que significa  Sustentabilidade para a Vida Humana no Planeta. Por outro lado, ressaltamos o fato de que grande parte da população já se manifestou a favor do Xingu e contra a usina "belo monte" nas redes online. É a contradição entre a participação online e a participação nos movimentos nas ruas que nos faz apresentar a importância da Marcha Xingu – contra aquele projeto de usina.


DEMOCRACIA DIRETA PELO XINGU É VIDA

de nossa parte, portanto, nosso propósito geral é superarmos essa contradição entre os interesses e as necessidades do Povo Brasileiro e por transformação nas relações políticas e econômicas nacionais e as pouco expressivas manifestações sociais no país por relações de poder equitativo entre sujeitos sociais no Brasil.
Nossa meta é provocarmos a emergência e o fortalecimento da Consciência imediata do Povo  Brasileiro, assim como de Todos os Povos do Mundo sobre seus Poderes. E defendemos que essa consciência imediata será acessada desde a emergência das conexões entre os interesses e necessidades dos diferentes grupos sociais no país e Mundo.

http://youtu.be/UEmqevTCJqk  [canção "AGUA SI ORO NO - TINKARI"]
http://youtu.be/yjtwrBJwVVg [documentário "LA MALDICION DEL ORO INCA Pt.2 "]

Apresentamos estes links que não abriram na seleção de filmes para incluir nesta postagem para evidenciar a estreita relação entre os interesses e as necessidades dos Povos de um modo geral, e dos Povos do Continente Americano, em especial. Publicamos os endereços dos links para que todxs tenham acesso e divulguem a canção e o documentário que fala sobre a ação de mineradoras "transnacionais" contra a "População no Peru, que está sendo vítima da ação dessas mineradoras associada à ação repressora da polícia contra manifestações do Povo que já sofre danos físicos com a presença de mercúrio e substância químicas usadas no garimpo", principal motivo de suas queixas nas manifestações. O Povo Peruano é explorado, tem sua vida comprometida e é coagido, conforme pode ser visto no documentário.


Assim sendo, afirmamos que a consciência sobre o Poder do Povo emergirá na medida em que as óbvias conexões entre nossos interesses e necessidades se façam Conscientes e Visíveis.


ANONYMOUS e a DESCENTRALIZAÇÃO DOS PODERES ECONÔMICOS E POLÍTICOS


Anonymous Brasil propôs para o último trimestre no Brasil "Unificação e Educação". Assumimos a relação entre a proposta de Anonymous e a Marcha Xingu como estratégia para a emergência e estabelecimento da Consciência do Poder do Povo através das Conexões entre nossos interesses.
Entendemos, portanto, que as conexões entre nossos interesses configuram as dimensões, o tamanho não mensurável, do Poder do Povo. Somos a Maioria, somos 99% da população. Nosso poder de decisão é direito legítimo e é fato incontestável para a Sustentabilidade da Vida Humana no Planeta.






A CONQUISTA DOS POVOS QUE HABITAM O XINGU REPERCUTIRÁ DE MODO DEFINITIVO NO PENSAMENTO POLÍTICO DO POVO BRASILEIRO E DOS POVOS DO MUNDO

entendemos que a conquista dos Povos do Xingu, desde dentro dos poderes federais, devolverá ao Povo Brasileiro a consciência sobre seu Poder.
É, portanto, a transformação dos resultados entre negociações e enfrentamentos de forças entre o atual grupo de interesses estabelecido na administração pública do país e Povo Brasileiro que define os rumos do país e do Mundo. A transformação de uma humanidade subjugada aos abusos de uma minoria para a Vida Humana Sustentável, depende exclusivamente da Consciência Humana sobre o Poder do Povo.
Por outro lado, a luta pelo respeito aos direitos dos Povos do Xingu é Eixo de Conexão entre as Américas. Graças à Ancestralidade Indígena dos Povos das Américas todos os movimentos indígenas contemporâneos devem convergir e conectar-se em reciprocidade aos movimentos sociais, ambientais, políticos, econômicos, que sustentam propostas de respeito à diversidade, à dignidade humana e aos povos da terra.
Assim sendo, a transformação nas relações políticas e econômicas a partir da conquista dos Povos Xinguanos, indígenas e não indígenas, deve produzir e reunir a Consciência dos Povos sobre o Poder dos Povos.
Por estes motivos a Marcha Xingu, como parte do movimento pela descentralização dos poderes econômicos e políticos no mundo, por democracia direta, ressalta que a Vitória dos Povos que habitam a Floresta Amazônica na Bacia Hidrográfica do Xingu é marco na mudança estrutural para a descentralização dos poderes políticos e econômicos no Mundo. Nossos interesses estão voltados à Transformação Mundial para as relações entre poderes, por Poderes Horizontais.
Os Povos Indígenas marcam presença em movimentos sociais relacionados à terra em nosso país e continente, sendo o Xingu Vivo o exemplo contemporâneo mais expressivo entre estes movimentos.


A EFICÁCIA DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS




Os Movimentos Indígenas pró-terra para Povos Tradicionais têm o poder de evocar a reflexão sobre outras formas de organização social, política e econômica, própria às sociedades indígenas, caracterizadas por poderes compartilhados em espaços sociais vivos no cotidiano presencial, o que evoca nosso interesse fundamental por reflexão para a orientação do modo como poderes horizontais, auto representação num Estado de Democracia Direta, definirão a economia e política neste continente, país e mundo.
As diversidades farão emergir suas especificidades na estruturas das organizações sociais que passam a ter poder de decisão nas negociações para a política e economia mundiais. Por outro lado, Terra para Povos da Terra chama a atenção para a Vida Humana Sustentável. Assim sendo, tanto a diversidade reflexiva produzida pelo pensamento indígena para a economia e política nas relações sociais, quanto a referência para sustentabilidade da vida humana no planeta, o que podemos verificar pelo testemunho das etnografias e estudos em etnoecologia sobre os povos indígenas no Brasil e no Mundo, são definitivas para a importância da Marcha Xingu Vivo.
Estes são os principais motivos que nos levam a propor a realização da Marcha Xingu Vivo, voltando o movimento Brasil por Democracia Direta PELO XINGU - contra o projeto de usina "belo monte".
Nossa ênfase na Consciência do Povo Brasileiro sobre o seu Poder tem como propósito específico Terra Para Povos Ancestrais Indígenas das Américas e Povos Tradicionais do Mundo; e propósito fundamental a Descentralização dos Poderes Econômicos e Políticos no Mundo, Auto representação, Democracia Direta e Paz, portanto, um movimento político pacífico e apartidário.


ESTRUTURA E ESTRATÉGIAS DO MOVIMENTO

contamos hoje como estrutura para a realização da Marcha Xingu:

Estamos sem assessoria jurídica [precisa ser voluntária]

* Ocupa Brasil - os acampamentos e os grupos organizados nas diversas cidades brasileiras a partir do movimento pela descentralização dos poderes econômicos e políticos no mundo, movimento por Democracia Direta, portanto por auto-representação, apartidário e centrado nos movimentos sociais enraizados nas necessidades emergentes e reivindicadas pelos interesses do Povo Brasileiro.
* Indignados Floripa * Ocupa BH * Ocupa Rio * DCE Unicamp * Casa do Estudante - Curitiba * Ocupa Curitiba * AcampaSampa
* Voto Livre - proposta de lei apresentada em Curitiba que prevê auto representação para a organização do transporte ciclístico na cidade.
* Santuário dos Pajés - Terra indígena localizada no Setor Nordeste em Brasília e que sustenta um dos principais movimentos indígenas contemporâneos pela posse da terra tradicionalmente ocupada.
* Anonymous 
* Indignadxs Espanha - apoio com divulgação na rede Indignadxs Espanha.
* Redes Online - a difusão de informações na rede online é parte de nossas estratégias de ação, pela mobilização da Reflexão e Consciência da Vida Pública e Desmobilização da Manipulação de Informações pelas mídias de massa.
O acesso dos sistemas de comunicação de massa à Marcha Xingu só deve ser estabelecido a partir das redes de conexão online. As informações sobre a Marcha Xingu estão disponíveis online e os meios de comunicação de massa poderão entrar em contato conosco pela internet.  Essa estratégia serve para nos proteger impedindo qualquer vasão inapropriada de informações paralelas e define as redes de conexão online como lugar hegemônico de comunicação. O Poder são as Conexões, o Poder é Nosso, vamos fazer valer Nosso Poder.


QUER NOS ACESSAR? ENTRA NA REDE.

redes geram movimentos sociais, são espaço para organização e mobilização da população para a realização de passeatas, marchas, acampamentos, entre outros eventos, presenciais e online, que reúnem cidadãs e cidadãos que não concordam com ordem política e econômica para as relações sociais locais e internacionais.
É no aperfeiçoamento das interações online que entendemos residir a estrutura física necessária para A DESCENTRALIZAÇÃO DOS PODERES ECONÔMICOS E POLÍTICOS NO MUNDO, para o exercício da DEMOCRACIA DIRETA.
Não precisamos de representantes, precisamos conhecer as decisões a serem tomadas para avaliarmos nossos interesses e definirmos, nós, o Povo Brasileiro, o destino de nosso país e de nosso Mundo, em relação de reciprocidade e solidariedade a outros povos.





Comentários